A equipa da casa chega a esta fase da MLS (Época normal) depois de ter eliminado Philadelphia Union, após um empate por (1‑1) fora na eliminatória anterior. Esta é uma equipa que curiosamente apresenta resultados mais positivos fora do que em casa, já que nos últimos 30 jogos regista 3 vitórias, 5 empates e 7 derrotas como visitante, com 17 golos marcados e 22 sofridos; contra 2 vitórias, 6 empates e 7 derrotas no seu estádio, com 13 golos marcados e 17 sofridos. Para o campeonato, o Toronto conquistou 10 pontos em 30 possíveis, depois de 3 vitórias, 1 empate e 6 derrotas nos últimos 10 jogos que disputou no seu estádio. Nos encontros disputados no seu estádio para o campeonato, o resultado mais frequente no final dos primeiros 45' foi o 0‑0, que se verificou em 8 dos seus 13 jogos. A equipa permitiu golos ao adversário em 9 dos últimos 10 jogos, pelo que não tem apresentado grande solidez defensiva, mas o seu ataque tem marcado regularmente, já que conseguiu concretizar em 7 dos últimos 10 jogos para esta competição. Nos seus jogos em casa para esta competição há uma tendência para poucos golos, já que em 9 dos últimos 13 que disputou houve menos de 3 golos. Em 24 jogos nesta prova, sofreu o primeiro golo 14 vezes e nunca conseguiu dar a volta ao resultado. Há 2 períodos em destaque nos últimos 13 encontros disputados em casa para esta competição: marcou 4 dos seus 10 golos entre os minutos (46'‑60'); sofreu 5 dos seus 14 golos entre os minutos (76'‑90').
Apesar do empate recente com o Philadelphia Union, o Toronto atravessa um período de declínio na Major League Soccer. A zona de qualificação na tabela da Conferência Leste tem ficado cada vez mais distante e a equipa não tem mostrado capacidade de reação para voltar a pontuar regularmente na competição. Sem vencer há três jogos, precisará de jogar de forma mais ativa desde os minutos iniciais se quiser superar as adversidades contra o Columbus Crew.
Onze titular confirmado: Sean Johnson, Sigurd Rosted, Raoul Petretta, Kevin Long, Richie Laryea, Djordje Mihailovic, Alonso Coello Camarero, Jonathan Osorio, Maxime Dominguez, Ola Brynhildsen, Deandre Kerr.
Treinador: B. Bradley.