
“Uma das piores coisas que pode acontecer para as corridas ou qualquer desporto é que se retome e depois de algumas semanas se volte a parar”.
Recorde-se que o Turfe britânico está suspenso desde o dia 17 de março e ultimamente há um forte burburinho de que as atividades possam retornar no dia 15 de maio, porém, nada é oficial.
Segundo Wayman, numa declaração sobre não criar alarme sobre nenhuma data no momento:
“Apresentamos planos detalhados ao governo, mas deve ser um processo de decisão mútuo, no qual somos sensíveis ao que o governo e os cientistas que os aconselham nos disserem."
“Não acho que seja correto apresentar uma data, pois seria uma data arbitrária. O nosso objetivo é garantir que, quando recebermos luz verde, estaremos prontos”
“Uma das piores coisas que pode acontecer para as corridas ou qualquer desporto é que se retome e depois de algumas semanas se tenha que parar, por não termos acertado. Realmente dependemos do trabalho do Dr. Jerry Hill, o principal consultor médico da BHA, que trabalha com outros desportos para garantir que, quando voltar, o faça de maneira segura”
"Precisamos garantir que passaremos por todas as etapas possíveis para garantir que o retorno seja seguro."
Há alguns dias atrás, Nick Rust, o executivo-chefe da BHA, disse que as autoridades das corridas estavam a trabalhar duro para desenvolver planos para a regresso do desporto com as portas fechadas.
Em conjunto, Dominic Raab afirma que reiniciar o desporto na Grã-Bretanha irá 'levantar o ânimo da nação'.
Dominic também diz que o governo 'teve reuniões construtivas com órgãos desportivos' para realizar os desportos com à porta fechada.
"Posso dizer que a secretária da cultura está a trabalhar num plano para praticar o desporto à porta fechada quando passarmos para a segunda fase, é isso a que estamos a assistir" - comentou Raab.
“Obviamente, o ponto principal - só podemos fazê-lo quando o aconselhamento médico e científico nos avisar que pode ser feito com segurança e sustentabilidade. Mas certamente isso é algo sob consideração ativa.”
Matt Hancock, Secretário da Saúde, sugere que se as condições forem seguras, os desportos como a Premier League e as corridas podem retomar.
“Estou absolutamente aberto a isso e também estou a trabalhar nesse sentido. Sei que a Premier League e as corridas estão a trabalhar sobre como isso pode ser possível de uma maneira segura, mas essa segurança deve ser primordial."
"Temos que tomar decisões sobre quais são as prioridades relativas a todas as coisas diferentes que podem ser reabertas e a fazer tudo o que pudermos ao mesmo tempo para manter a taxa de infecção baixa", conclui Hancock.