Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.

Como os formatos de torneio influenciam a tua aposta?

Como os formatos de torneio influenciam a tua aposta?

O formato do torneio deve intervir na tua decisão quando pretendes apostar em vencedores de competições.

Consulta as configurações que um torneio deve tomar para favorecer o “underdog”.

por Academia   |   comentários 0

Por norma, os concorrentes mais fortes tendem a conseguir resultados sólidos em torneios mais longos. Por outro lado, nos torneios de menor duração, os “underdogs” costumam causar um maior desconforto aos adversários .
 

Para isso, é necessário avaliar o formato do torneio e perceberes como este pode influenciar as hipóteses de vitória do concorrente. 


David R. Appleton, da Universidade de Newcastle no Reino Unido dá a resposta. Realizou um estudo estatístico no qual compara vários formatos de torneios para determinar o impacto das suas caraterísticas nas probabilidades das equipas ou jogadores vencerem o campeonato.  

Estes são os cinco formatos de torneios mais comuns:

1. Eliminatória: aqui o derrotado de um jogo é eliminado e é usual associar-se a uma competição de taça no futebol.

2. Eliminatórias com classificações: este formato é utilizado para garantir que os jogadores mais fortes se defrontem nas fases mais avançadas de uma competição, o que, normalmente, resulta em partidas de maior qualidade. No entanto, para que este formato seja colocado em prática, é necessário um “ranking” oficial, que classifique os melhores jogadores de ténis em simples e em duplas, por exemplo.

3. Round Robin: a Premier League e a La Liga são organizadas com base neste modelo, uma vez que num torneio Round Robin cada equipa defronta todos os adversários à vez.

4. Melhor de três: competição frente a frente entre dois jogadores ou equipas, em que uma equipa ou jogador tem de vencer dois jogos para ganhar a série.

5. Suíço: acontece quando o Round Robin torna-se impraticável por excesso de concorrentes. Não tem eliminatórias, tem sim um número de rondas pré-determinado, mas sempre inferior a um torneio Round Robin. A equipa ou o jogador defronta-se em cada ronda com um adversário que tenha uma classificação semelhante.
Posto isto, e com base em dez mil simulações, a equipa ou o jogador favorecido em cada formato de torneio pode ser analisado na tabela abaixo:

Formato do torneio Frequência de vitória do favorito (8 jogadores) Frequência de vitória do favorito (16 jogadores)
  h não h* h não h*
Eliminatória 27% 58% 19% 51%
Eliminatória com classificações 30% 62% 22% 56%
Melhor de três 33% 68% 26% 62%
Round Robin 31% 61% 30% 62%
Suíço 29% 59% 21% 50%

Em que h= torneios em que as equipas são relativamente semelhantes
Em que não h*= torneios nos quais existe uma elevada disparidade de capacidades

Análise da tabela:

- Logo à primeira vista, é evidente a mudança de percentagem das probabilidades de vitória do favorito aquando da diminuição do número de concorrentes.

- Se olharmos para os formatos do torneio, o que se destaca é o formato “Melhor de três”, uma vez que tem a frequência mais elevada de vitórias futuras para a equipa ou o jogador mais forte. Ou seja, conclui-se que esta configuração de torneio é mais tolerante a uma perda individual, com o vencedor da competição a ter probabilidades de ter perdido vários jogos antes de conquistar o primeiro lugar.

- Pelo contrário, aparecem os torneios de “Eliminatórias”, que têm a percentagem mais baixa de todos os torneios postos à prova.

- O torneio “Suíço” aparece também como um dos formatos menos atrativo (com baixa percentagem da frequência da vitória do favorito), porque os melhores jogadores muitas vezes encontram-se empatados na luta pela vitória.

- Os torneios “Melhor de três” e “Round Robin” são considerados os melhores no que diz respeito à oportunidade justa de vencerem com base na sua capacidade.

Portanto, para os apostadores esta dica é fundamental. No mercado das odds do vencedor do torneio não descartem o formato do torneio, porque realmente influencia a tua decisão.
 

O formato do torneio deve influenciar a tua decisão na hora de apostares no vencedor da competição.


Boas apostas!
 

Partilhar "Como os formatos de torneio influenciam a tua aposta?" via: