Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.

Grandes equipas que atravessam um mau momento

Grandes equipas que atravessam um mau momento

Um grande emblema pode vir de cinco derrotas consecutivas que no próximo jogo contra uma equipa mediana continua a ser favorito. Como tirar partido de um mau momento de uma grande equipa?

A capacidade do apostador fazer uma boa análise qualitativa vai fazer toda a diferença no momento de investir numa odd de valor.

por José Marques   |   comentários 0
Thursday, January 7 2016

Algumas vezes deparamo-nos com grandes equipas que atravessam um mau momento. A expectativa é sempre elevada, os nomes dos jogadores e o peso da camisola têm sempre influência no mercado. No entanto, será que o estatuto é suficiente, só por si, para atribuir uma probabilidade elevada de vitória a uma determinada equipa?

O caso mais mediático atual é o do Chelsea, já que o clube londrino, depois de ter sido campeão na época passada, à vigésima jornada ocupa o décimo quarto posto da Premier League.

Como tirar partido de um mau momento de uma grande equipa?

1 Análise antes do jogo

Por ser um grande clube, o mercado vai sempre dar uma “oportunidade” a essa equipa. Ou seja, um grande emblema pode vir de cinco derrotas consecutivas que no próximo jogo contra uma equipa mediana continua a ser favorito. Em certa medida, até se entende o porquê (qualidade individual dos jogadores), porém, o período cinzento que a equipa atravessa é, quase sempre, menosprezado pelo mercado e uma quota que deveria situar-se entre 1.80-2.00, muitas vezes, encontra-se entre 1.40-1.60.

2 Análise no início do jogo

É quando a bola está a rolar que se podem descortinar as melhores oportunidades para entrar no mercado. A capacidade qualitativa do apostador vai fazer toda a diferença no momento da entrada, ou seja, na altura de investir numa odd de valor.

O conhecimento das equipas e dos respetivos jogadores mais influentes é fundamental na altura da tomada de decisão, por exemplo: o belga Hazard, no Chelsea, a época passada foi um jogador preponderante, sendo que nesta temporada tem estado largos furos abaixo.

Normalmente, os primeiros sinais de debilidade que uma equipa grande que atravessa um mau momento transparece são:

  • falta de confiança dos intervenientes no um-para-um,
  • passes errados,
  • manutenção da posse de bola na linha defensiva com dificuldades de progressão,
  • remates de longa distância,
  • quebra de ritmo nas reposições do esférico em jogo.

Neste cenário, o apostador que consiga mais rapidamente perceber em que estado se encontra a equipa, principalmente nos primeiros quinze minutos de jogo, é aquele que vai comprar a odd mais desajustada, ou seja, uma quota de grande valor.

3 Análise depois de equipa grande que atravessa um mau momento marcar o primeiro golo da partida

ATENÇÃO: se a equipa em má forma marcar o primeiro golo do jogo, é necessário ter especial atenção e não tomar nenhuma decisão precipitada.

Vamos imaginar que a equipa grande iniciou o jogo com uma odd de 1.50 e conseguiu marcar o primeiro golo do encontro ao minuto 20’. Depois disto, a quota da equipa grande vai baixar, sensivelmente, para 1.15-1.20, ou seja, o preço para o “Empate ou Equipa contrária” vai se situar entre 4.00-4.50.

É nesta altura que se aplica a mesma análise feita no início do jogo, sendo que é possível adicionar mais dois sinais que acrescentam valor à odd do mercado “Empate ou Equipa contrária”:

  • nervosismo demonstrado pela equipa grande por se encontrar numa situação de vantagem, com a possibilidade de reverter o período que atravessa;
  • e a capacidade do emblema não favorito em criar situações de perigo.

4 Análise se o jogo estiver empatado aos 60’

Este é outro período que merece destaque. O fator tempo é muito importante no subconsciente dos jogadores, sendo que uma equipa grande que atravessa um mau momento vai começar a entrar em desespero quando o jogo está empatado e começa a chegar ao final.

Nesta altura, é possível encontrar odds de grande valor, sendo que o apostador que conseguir decifrar o estado a atual da equipa vai ter do seu lado dois trunfos:

  • o fator tempo,
  • e o desespero do clube grande.

Ou seja, normalmente, se a partida estiver empatada na última meia hora, todos os sinais da análise feita no início do encontro tendem a agravar-se, sendo que, ainda assim, o mercado continua, normalmente, crente na vitória da equipa grande que atravessa uma má fase.

Importa salientar que é por causa deste “ceticismo” do mercado que é possível descobrir quotas de valor. Se tudo isto se verificar é uma boa altura para investir no mercado do “Empate ou Equipa contrária” antes, obviamente, do mercado dar conta que a equipa não consegue dar uma resposta e começar a ajustar.

Considerações finais

  • Para aplicar esta estratégia é necessário alguma paciência na obtenção da informação transmitida pelo próprio jogo e pelo mercado;
  • É importante dominar o conceito de odd de valor, com o objetivo de não investir indiscriminadamente em qualquer preço;
  • Conhecer o momento das duas equipas/jogadores e dos respetivos pontos fracos/fortes é fundamental no momento da tomada de decisão;
  • É necessário ter em atenção se a equipa que atravessa um mau momento teve alguma alteração na sua estrutura, por exemplo, mudança de treinador.
     
má forma, mau momento, odds desajustadas