Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saber mais.

Temperaturas elevadas podem alterar a probabilidade de uma equipa vencer o Mundial?

Temperaturas elevadas podem alterar a probabilidade de uma equipa vencer o Mundial?
Para apostar também é preciso saber de meteorologia! Tira a melhor vantagem deste conhecimento para apostares no Mundial.

Fica a saber a temperatura média que se vai sentir nos estádios do Mundial Brasil 2014. Serão 24 jogos às 13h00 (hora local) em pleno calor. 

por Rui Teixeira   |   comentários 0

 

Trazemos-te aqui uma abordagem que te pode ajudar a entender melhor os efeitos da temperatura na prestação das equipas e no número de golos de um jogo.

Convém saber que há 24 jogos que serão disputados às 13h00 (hora do Brasil): 18 nos grupos, 4 nos oitavos e 2 nos quartos de final. Isto significa que em alguns estádios se vão disputar jogos em condições quase desumanas com temperaturas acima de 30ºC e humidade acima de 80%.

O anterior campeonato do mundo que se realizou no Brasil 1950 jogou-se em estádios no sudeste do país (Rio de Janeiro e São Paulo), mas este Mundial Brasil 2014 será disputado em cidades espalhadas por todo o território do Brasil: o 5º maior país do Mundo!

Agora no Mundial Brasil 2014 alguns jogos serão disputados em Salvador, Fortaleza, Natal, Recife, Cuiabá e Manaus que têm clima tropical durante todo o ano (alta humidade e temperatura), muito desgastante para a prática de qualquer desporto.

As temperaturas deste mundial vão ser semelhantes às dos Mundiais passados do norte e centro da América: México 1970, México 1986 e EUA 1994, onde também nesses mundiais os jogos foram disputados em calor e humidade extremos. Talvez não seja coincidência que nestes 3 mundiais passados as equipas Europeias não conseguiram vencer.

Os jogos em Manaus serão provavelmente os mais exigentes, já que o esta cidade fica em plena floresta tropical da Amazónia e tem temperatura média de 31ºC e humidade média de 82% nos meses de Junho e Julho.

mapa-temperatura-brasil-3pm mapa-temperatura-brasil-9pm

Serão condições bastante diferentes as que esperam as equipas nos estádios do norte do Brasil e nos estádios do sul do Brasil: convém saber onde é que as equipas jogaram para saber o desgaste que já têm acumulado – isto pode ser muito importante nas fases de playoff já que se podem encontrar equipas que vêm de uma fase de grupos muito cansativa contra equipas que vêm de uma fase de grupos fresca e com poucas distâncias percorridas!

Se olharmos para o que aconteceu nos jogos da Taça das Confederações 2013, também disputada no Brasil entre 15 e 30 de Junho de 2013, foi evidente no jogo da meia-final Espanha vs Itália, disputado em Fortaleza com início às 16h00 (BRT), o jogo terminou 0-0 com os jogadores em extremo esforço durante toda a partida.

Importante saber antes de apostar:

Sobretudo depois da fase de grupos, é importante considerar a temperatura e humidade dos jogos (bem como a distância percorrida entre estádios) que trazem nas pernas os jogadores de uma equipa e compará-lo com os jogos já feitos pela outra equipa.

As condições que podem ser até desumanas de alguns jogos influencia não só o jogo em questão, mas também os jogos futuros ao acumular muito cansaço nos jogadores que já vêm muito cansados de longas épocas nos seus clubes.

Nestes jogos muito quentes e húmidos é de esperar um ritmo lento de jogo, as equipas a jogar à defesa e a tentar manter a posse de bola por muito tempo – é de esperar menos golos nestes jogos quentes.

Equipas em vantagem:

A Argentina teve sorte no sorteio: aparentemente ficaram no grupo mais fraco com a Bósnia (seleção estreante), Irão e Nigéria; e além disso vai jogar sempre sem ter de enfrentar o calor do Nordeste Brasileiro; o fator casa também se pode sentir para a Argentina já que joga muito perto de casa. Tudo isto pode ajudar a Argentina especialmente na fase mais avançada do torneio.

Já a Alemanha e a Itália ficaram com jogos completamente expostos à brutalidade do calor do meio-dia no Brasil:

  • os Alemães vão jogar os 2 primeiros jogos às 13h00 (BRT) no calor de Salvador e Recife, e o último dos grupos às 16h00 (BRT) em Fortaleza;
  • os Italianos vão jogar em Manaus (aqui será sempre muito calor e humidade a qualquer hora) no 1º jogo contra a Inglaterra, e depois terão mais 2 jogos às 13h00 (BRT) em cidades do Nordeste Brasileiro, Recife e Natal.

Quanto a distâncias percorridas, também muito importante no somar de desgaste aos jogadores, os Estados Unidos têm a pior sorte, onde terão de viajar mais de 5600 km em apenas 10 dias (Natal, Manaus, Recife). Comparando por exemplo com a Bélgica que teve a melhor sorte e só viajará 698 km entre as cidades frescas do sul onde jogará na fase de Grupos (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo).

Será de valor dizer que a Alemanha não irá vencer o Mundial? Será de valor dizer que a Argentina chegará à final?



, , , , ,

Partilhar "Temperaturas elevadas podem alterar a probabilidade de uma equipa vencer o Mundial?" via: