O Estádio Jornalista Mário Filho, mais conhecido como o Maracanã, foi inicialmente construído para primeiro Campeonato do Mundo realizado no Brasil em 1950, presenciou um dos mais dramáticos jogos da história do Campeonato do Mundo onde o Brasil perdeu em casa contra o Uruguai em 1950 com mais de 174 000 pessoas a assistir.
Este estádio do Rio de Janeiro, cidade mundialmente conhecida pelo monumento estátua do Cristo Redentor e pelo seu famoso Carnaval, já foi o maior estádio do mundo com capacidade para 200 000 pessoas, viu agora reduzida a sua capacidade para 76 804 lugares nas recentes obras de remodelação para receber os jogos do Campeonato do Mundo de 2014, mantendo-se ainda assim como o maior estádio de futebol do Brasil.
O projecto de reconstrução respeitou o desenho e a fachada original do Maracanã, passando pela demolição dos anéis inferiores de assentos, construção de novos anéis superiores com melhor visibilidade, ampliação das rampas de acesso, substituição de cadeiras e uma nova cobertura com sistema de recuperação das águas da chuva.
O Estádio do Maracanã é a segunda maior atracção turística da cidade do Rio de Janeiro, e mesmo durante as obras de reconstrução continuou a receber visitas numa torre de vidro especialmente construída para observar as obras. Os visitantes puderam até levar para casa uma peça do antigo estádio como recordação.
|
O Estádio Maracanã vai receber 7 jogos no Mundial 2014, incluindo o jogo da Fianl:
- seg. 15 de Junho: Argentina VS Bósnia – Grupo F jornada 1
- qua. 18 de Junho: Espanha VS Chile – Grupo B jornada 2
- dom. 22 de Junho: Bélgica VS Rússia – Grupo H jornada 2
- qua. 25 de Junho: Equador VS França – Grupo E jornada 3
- sab. 28 de Junho: jogo dos oitavos-de-final
- sex. 4 de Julho: jogo dos quartos-de-final
- dom. 13 de Julho: Final
Voltar para o artigo principal "Os estádios do Mundial Brasil 2014".