A Conferência Oeste parece estar numa fase transitória onde as equipas com estrelas ascendentes começam a ganhar experiência e confiança para fazerem frente aos nomes fortes da NBA.
Neste início de temporada três equipas têm chamado a minha atenção. O facto de terem mantido a estrutura do ano anterior e de se terem reforçado em sectores vitaispode colocar essas equipas na rota do Play-Off, mas com objectivos bem mais elevados do que nos anos precedentes. Mas fiquemos a conhecer as equipas que decidi destacar:
Golden State Warriors (5-3)
Em GoldenState os fãs de Basquetebol vivem muito mais animados com as prestações da sua equipa. Há alguns anos a dupla Curry-Ellis fazia antever um brilhante futuro para esta equipa, mas acabou por ser com a saída de Monta Ellis que os Warriors conseguiram constituir uma equipa mais equilibrada.
Stephen Curry assumiu, definitivamente as despesas do jogo ofensivo da equipa e tem-no feito de forma soberba. Nos primeiros 8 encontros da temporada contabiliza 20 pontos por encontro, mais de 8 assistências em média e quase dois roubos de bola por partida.
A sua preponderância na equipa é visível mas é graças à eficácia de jogadores como Klay Thompson (19.6pts, David Lee (18pts) ou Andre Iguodala (14.3pts) que as suas estatísticas saltam tanto à vista.
É evidente que também estes jogadores beneficiam com a excelência do seu base, no entanto creio que em Golden State mora por estes dias uma equipa que confia em todos os elementos do seu cinco inicial, assim como num banco com poucas credenciais mas suficientemente homogéneo.
Actualmente, os Warriors somam um registo de 5 vitórias e três derrotas mas não pode ser esquecido que jogaram mais vezes fora (5) do que em casa (3), local onde permanecem 100% vitoriosos.
Esta noite, será a vez dos Oklahoma City Thunder testarem a invencibilidade de Golden State em casa. Consulte aqui as quotas para o evento, que sugere uma vitória de Curry e companhia a 1.63.
24.0 para Vencer a NBA em 2014
Minnesota Timberwolves (6-3)
Em Minnesota mora uma das mais prometedoras equipas do Basquetebol norte-americano. Com um jogo alicerçado na excelência dos seus dois jogadores interiores, Kevin Love e Nikola Pekovic, os Wolves têm vindo a causar um impacto positivo neste início de temporada.
Love tem sido a figura maior da equipa com mais de 27 pontos e 14 ressaltos por jogo. A sua capacidade de tiro exterior baralha e de que maneira as defesas adversárias que nunca sabem se devem ou não sair da zona interior do "court".
Ora, comPekovic a ser amplamente considerado o mais poderoso Poste da NBAactual, e com a irreverência de Ricky Rubio a encontrar espaços para o lançamento dos seus colegas (9.7 assistências por jogo) torna-se difícil travar o ataque desta formação que contabiliza 108.2 pontos por encontro.
Destaque ainda para a qualidade de tiro exterior do recém-chegado Kevin Martin (24.6 pontos por jogo) e para um banco que contém o campeão pelos Dallas Mavericks JJ Barea e o jovem prometedor Derrick Williams.
As quotas de 40.0 actuais são bastante inferiores a valores que rondaram os 150.0 antes da abertura oficial da temporada. Os Wolves procuram um ano de afirmação e, nesse sentido acredito que podem chegar aos Play-offs e, quem sabe "baralhar" as contas a algumas das equipas de topo.
40.0 para Vencer a NBA em 2014
Portland TrailBlazers (6-2)
Os Blazers serão, provavelmente a grande surpresa deste restrito leque de três equipas que decidi destacar mas os seus resultados não vêm mentindo.
Depois de no ano passado a fragilidade do seu banco e as lesões de peças-chave terem atrasado a consolidação da equipa, a nova temporada nasceu com uma nova realidade.
La Marcus Aldridge (21.9pts) e Damian Lilard (19.9) transpiram saúde e toda a equipa parece transbordar confiança. As chegadas de Mo Williams, Thomas Robinson e Dorell Wright deram uma nova dinâmica ao banco de equipa e, graças a isso a condição física das principais estrelas poderá ser mais bem gerida.
Um calendário favorável a iniciar a temporada tem permitido à equipa ganhar muita confiança, mas convém não esquecer que em Portland mora a única equipa capaz de derrotar os San Antonio Spurs até ao momento, naquilo que foi uma demonstração do potencial desta jovem equipa.
Os Blazers negociaram a 350.0 antes da bola começar a rolar, e rapidamente ajustaram o mercado para valores inferiores a 100.0, o que equivale por dizer que conquistaram o respeito dos apostadores Betfair.
95.0 para Vencer a NBA em 2014